Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

G20: LOURENÇO (UA) ALERTA PARA CRISE CLIMÁTICA E DEFINE ÁFRICA COMO CHAVE DA TRANSIÇÃO VERD

G20 - Discurso do PR de Angola

JOHANESBURG. Cimeira do G20. 22 de Novembro de 2025

G20: LOURENÇO (UA) ALERTA PARA CRISE CLIMÁTICA E DEFINE ÁFRICA COMO CHAVE DA TRANSIÇÃO VERDE

O Presidente de Angola e em exercício da União Africana (UA), João Lourenço, utilizou a Cimeira do G20 em Johanesburgo para exigir maior empenho global no Financiamento Climático e posicionar o continente africano como parceiro incontornável para um "Mundo Resiliente".

Ameaça Global e Apelo Urgente

No discurso proferido na Segunda Sessão da Cimeira, sob o tema "Um Mundo Resiliente", o Presidente Lourenço alertou para os "impactos catastróficos do aquecimento global". O líder angolano sublinhou que as alterações climáticas são uma realidade que afeta gravemente a segurança alimentar, gerando conflitos e agravando a crise humanitária através da deslocação de populações.

A recuperação global pós-COVID-19, segundo o Presidente, realçou a necessidade de resiliência, mas o planeta exige que o G20 acelere a implementação de todos os objetivos acordados, com ênfase no **Financiamento Climático**.

Liderança Africana e Infraestruturas Críticas

João Lourenço destacou o papel de Angola na liderança da União Africana, empenhada em encontrar soluções para o financiamento de infraestruturas continentais críticas. O Presidente agradeceu o apoio dos líderes e países do G20 que se associaram a esta missão vital para o desenvolvimento de África.

O Potencial Incontornável de África

O Presidente Lourenço sublinhou que a África está pronta para contribuir ativamente para o desenvolvimento global equitativo, nomeadamente através da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA). Com vastas reservas de recursos naturais críticos e estratégicos, biodiversidade e um potencial demográfico significativo, o continente terá um "papel incontornável" para impulsionar a transição verde à escala global.

A Cimeira do G20 revestiu-se, assim, de um caráter fundamental para o reforço dos compromissos multilaterais, com Angola a assumir a dianteira na defesa de um desenvolvimento global equitativo e sustentável.

Secretaria de Imprensa do Presidente da República. Luanda, 22 de Novembro de 2025.